terça-feira, 22 de julho de 2008

Charles Spencer Chaplin



Charles Spencer Chaplin Jr. (Londres, 16 de abril de 1889 – Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977) foi um actor, director, roteirista e músico britânico nascido na Inglaterra.
Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Charlot, na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, e como Carlitos, no Brasil:
Sobre Chaplin:
"Charles Chaplin foi muito controvertido e enigmático. Paradoxalmente, o homem que fez o mundo rir não tinha humor. Alguns críticos ainda discutem se Chaplin fez cinema ou não. Muitos o consideram um escritor desgarrado da literatura. Seja o que for, foi o cinema que o exprimiu. Num célebre gag (O Circo), ele está na jaula de um leão que dorme. Um cachorro começa a latir, Carlitos teme que o leão acorde e o devore. Pede ao cachorro que pare de latir. Sem ser obedecido, Carlitos tampa os ouvidos. Como em tudo que ele fez, pode-se e deve-se rir do gag. Mas também, como tudo que ele fez dentro e fora do cinema, deve-se pensar muito. E - se temos coragem para a lágrima, chorar diante de Carlitos é uma forma de melhor curtí-lo, melhor compreendê-lo e amá-lo."
Carlos Heitor Cony, escritor, biógrafo de Chaplin, [4] p. 60

Nenhum comentário: