sábado, 7 de junho de 2008

Catedral de Brasília


Catedral de Brasília, expressão artística do gênio arquiteto Oscar Niemeyer. Teve sua estrutura pronta em 1960. Arquitetura de traços arrojados e contemporâneos.
Fonte: wikipédia

MAC - Niterói


O Museu de Arte Contemporânea de Niterói localiza-se no Mirante da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem da cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Edificado na década de 1990, destaca-se na paisagem pelo arrojo de seus traços contemporâneos, que o fazem assemelhar-se a um cálice ou a disco voador. Foram necessários cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos, inscrita numa praça de 2.500 m².
Fonte: wikipédia

Teatro Municipal, RJ


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia (Praça Marechal Floriano), no centro da cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Construído em princípios do século XX, é um dos mais belos e importantes teatros do país. O interior do teatro é tão luxuoso quanto as fachadas, com esculturas de Henrique Bernardelli e pinturas de Rodolfo Amoedo e Eliseu Visconti.
Fonte: wikipédia

Barroco Mineiro


Fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, MG

A 'Igreja de São Francisco de Assis', é uma igreja da cidade de Ouro Preto construída em estilo rococó, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro. Sua construção teve início em 1766.
Fonte: wikipédia

Barroco


A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador, na Bahia. Sua origem data de 1686, seguindo um projeto do Padre Vicente das Chagas. A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna. É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil.
Fonte: wikipédia

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Os Doze Profetas

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
Isaías

Jeremias Oséias

Daniel

Baruc

Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1795 a 1805 pelo escultor Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, localizadas no município de Congonhas do Campo, mais precisamente no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Os doze profetas são:

1 Profeta Isaías; 2 Profeta Jeremias; 3 Profeta Baruc; 4 Profeta Ezequiel; 5 Profeta Daniel; 6 Profeta Oséias; 7 Profeta Joel; 8 Profeta Abdias; 9 Profeta Amós; 10 Profeta Jonas; 11 Profeta Habacuc; 12 Profeta Naum.

Fonte: wikipédia

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Marlon Brando


Marlon Brando, Jr. (Omaha, Nebraska, 3 de Abril de 1924 — Los Angeles, 1 de Julho de 2004) foi um ator estadunidense, considerado um dos maiores atores de língua inglesa de todos os tempos.
Fonte: wikipédia

Brando, (viu que íntimo?) ganhou dois Oscar como melhor ator, e uma das sua exceletes atuações foi em O Poderoso Chefão.

Índio e fama

Membros de uma tribo indígena descoberta na Papúa-Nova Guiné por antropólogos de universidade canadense.

Homem branco...cruel civilização.

Dia de índio



Grupo de índios é fotografado pela primeira vez no Acre. Tribo é a maior das quatro isoladas que vivem no Estado.
Ao ver o avião do fotógrafo, índios tentam atirar flechas. Há registro da presença deles na região desde ao menos 1910.


Estas fotos circularam nos noticiários do mundo todo, pobres indígenas, não têm mais o anonimato, lamentável....


quarta-feira, 4 de junho de 2008

Woodstock



A história dos anos 1960 e do Festival de Woodstock está em exposição no Bethel Woods Center for the Arts, museu erguido no local do evento.
500 mil jovens se reuniram em junho de 1969 para, ao longo de três dias, celebrar os ideais hippies de paz e amor.
O festival foi realizado numa fazenda com 240 hectares, em Bethel Woods, a 200 km de Nova Iorque.
A exposição será aberta em junho, um ano antes da comemoração das quatro décadas de aniversário do festival.
Além de fotos, vídeos e murais sobre a história da década de 1960, há todo tipo de objetos e veículos decorados com cores psicodélicas e motivos pacifistas.
O Festival de Woodstock é considerado o ponto alto da contracultura norte-americana e ícone do movimento jovem mundial.
Foram vendidos ingressos para o festival, que contou com shows de Jimmi Hendrix, Joe Cocker e The Who, entre outros artistas.
Richie Havens e John Sebastian, que tocaram em Woodstock, e o guitarrista Vernon Reid, do grupo Living Colour, posam no museu (última foto).

terça-feira, 3 de junho de 2008

Feira de Caruaru

Foto: Eduardo Queirogo

Das 22 mil barracas de Caruaru, as de comida estão entre as mais concorridas. E são as únicas que escapam da tradição de qualquer feira que se preze: a pechincha.

Tocador de pífanos

Foto: Eduardo Queirogo

O tocador de pífanos não poderia faltar. Caruaru não é Caruaru sem ele.

Caruaru

Foto: Eduardo Queirogo

Artesanato vendido na Feira de Caruaru.

Taj Mahal


É um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Fonte: wikipédia

Greta Garbo


Uma das mulheres mais marcantes do cinema nasceu em Estocolmo, Suécia, em 18 de setembro de 1905, com o nome de Greta Lovisa Gustafsson. Por nada no mundo se poderia imaginar que Greta se tornaria a musa de Hollywood nas décadas de 20 e 30. Ela pertencia a uma família humilde e, quando tinha apenas quatorze anos, seu pai faleceu, obrigando-a a trabalhar em uma barbearia. Porém, quando foi trabalhar como vendedora sua beleza foi notada, tendo sido convidada para ser modelo fotográfico.

James Dean


James Byron Dean (Marion, Indiana, 8 de Fevereiro de 1931 - Salinas, Califórnia, 30 de Setembro de 1955) foi um ator, fotógrafo e piloto de corridas.
É considerado por muitos como um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.

Fonte: Wikipédia



segunda-feira, 2 de junho de 2008

Simbólico


Lanternas japonesas, dedicadas às vítimas de guerras e desastres naturais, flutuam em cerimônia budista no Havaí.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Homem-pássaro

Diego marcou o primeiro gol do Brasil no amistoso contra o Canadá, após bela jogada de Robinho.



Fontes seguras me informaram que: se não for um pássaro é um avião... rsrs

domingo, 1 de junho de 2008

Especial 1968


As imagens que marcaram o Brasil no ano que mudou o século 20.

Foto 1 -Em julho, o exército ocupa as ruas de São Paulo com soldados, cavalaria, cães e brucutus.

Foto 2 -A Batalha da Maria Antonia, em São Paulo, no início de outubro, começou com ovos e terminou com pedras, tiros e coquetéis molotov.

Foto 3 -A "Passeata dos 100 mil" reuniu estudantes, intelectuais, artistas, padres, professores e mães. Praticamente não houve confronto com a polícia.

Especial 1968


Foto 1 -Estudante José Guimarães é carregado por colegas logo após levar um tiro na cabeça durante a batalha da Maria Antonia, em São Paulo.


Foto 2 -Cortejo de Edson Luís parou o Rio de Janeiro no dia 29 de março: 50 mil pessoas se despediram do estudante assassinado.


Foto 3 -Em 26 de junho, a indignação contra a ditadura atingiu seu ápice e o povo tomou as ruas do Rio para protestar naquela que ficou conhecida como "Passeata dos 100 mil".

Especial 1968

Foto 1 -No dia 21 de junho, a sexta-feira sangrenta no Rio, confrontos entre a polícia e a população deixaram 23 pessoas baleadas e quatro mortas, inclusive um soldado da PM.

Foto 2 -Inscrição em muro da Faculdade de Filosofia da USP, na Rua Maria Antônia, em São Paulo, assinada pelo CCC - Comando de Caça aos Comunistas.

Foto 3 -Cerca de mil estudantes foram presos durante Congresso da UNE realizado clandestinamente em Ibiúna, São Paulo.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Especial 1968


Foto 1 -1968 foi um ano bastante agitado também na cultura. Foi o ano em que Caetano Veloso e o grupo Mutantes (junto com outros artistas) lançaram o antológico disco "Tropicália".

Foto 2 -A cantora Gal Costa posa com guitarra. Naquele ano, ela e artistas como Caetano, Gil, Nara Leão, Tom Zé e Mutantes lançaram em 68 o disco "Tropicália".

Foto 3 -O atual ministro da Cultura Gilberto Gil durante entrevista em novembro de 1968. Em dezembro, ele e Caetano Veloso seriam presos pelo AI-5.